4 canais do YouTube para quem deseja cinema

A internet mudou a relação das pessoas com tudo: com a TV, que vem perdendo cada vez mais espaço para o streaming; com a internet, já que as redes sociais revolucionaram (para o bem e para o mal) as relações interpessoais; e com o armazenamento de informações e memória - afinal, tudo hoje é guardado nas “nuvens”. Isso é só para dar alguns exemplos.

Tanta novidade criou uma nova profissão “freelancer”, a de criador de conteúdo online. São milhares de canais no YouTube que ensinam de tudo, mas quem gosta de cinema e cultura pop leva vantagem. Acompanhe o post e conheça aqui quatro canais do YouTube para quem deseja estudar cinema.

Sétima Arte

Cinema vem a ser aquela união incrível e poderosa entre entretenimento, relevância social e emoção. Não é sem razão, portanto, que desperta tantas paixões e curiosidade no público, que, apaixonado, decide se aprofundar na Sétima Arte.

Hoje, a forma mais acessível de estudar sozinho (não só cinema, claro) é nossa amigona internet. Uma busca simples no YouTube sobre “história do cinema” traz milhares de sugestões de vídeos. Pesquisas mais específicas, como “Eisenstein” - um dos diretores pioneiros do cinema - também resultam em uma quantidade enorme de conteúdo, pronto para ser consumido imediatamente e de graça.

É claro que nada substitui um curso universitário, que fornece ao aluno toda a teoria necessária para que a prática faça sentido. Mas não há mal algum (pelo contrário) em adentrar o mundo do cinema pela porta digital, para ganhar repertório e entender de que gênero e estilo você gosta mais, ou, ainda, ter a certeza de que você vai se dedicar à carreira certa, caso cinema vire sua profissão.

Conteúdo demais

No entanto, é muito importante ter em mente que não é só porque está na internet que determinada informação é real ou fidedigna. Pelo contrário: tem muito canal no YouTube tendencioso, loteado de mentiras e fake news (a rede, inclusive, tomou uma medida radical contra canais mentirosos e distribuidores de notícias falsas, desmonetizando um número considerável deles). Mas como saber quais canais têm conteúdo bom de verdade? O primeiro passo é encontrar youtubers que entendam, de fato, do assunto: não basta ser curioso e contar com uma câmera potente: informação certa é tudo, e é atrás dela que você tem de andar.

O EntrePlanos, por exemplo, é um canal educativo e muito bem feito. Eles investem em vídeos-ensaio e sobem críticas cinematográficas uma vez por semana. O cineasta Arthur Tuoto também compartilha ensaios interessantes com seus seguidores. Os gringos Script to Screen, que faz incursões interessantes sobre como atores e diretores dão vida a roteiros, e Lessons from the Screenplay (muito famoso no meio cinematográfico, inclusive) analisa roteiros de forma perspicaz e divertida.

Quer ir além?

Já que cinema é mesmo a sua praia, vale a pena se dedicar a um curso superior, que pode abrir muitas portas na carreira. Nós já te contamos aqui Como é o curso de Cinema e Audiovisual do Unileste?" como é o curso de Cinema e Audiovisual do Unileste, mas você sabia que essa graduação inclui disciplinas como fotografia, artes cênicas e animação digital? Parece divertido, não é mesmo? E é, além de a formação ser bem diversificada.

Gostou de saber mais sobre cinema no YouTube aqui? Já conhecia algum dos 4 canais YouTube para estudar cinema sozinho? Conhece outros? Compartilhe conosco!

Tags: Cinema e Audiovisual