Conheça o curso de Publicidade e propaganda

•

Sempre foi reconhecido por sua capacidade de convencer as pessoas e, para conseguir isso, costuma usar todo o seu potencial criativo? Você pode se beneficiar dessas características ao cursar uma faculdade de Publicidade.

Porém, antes de efetuar sua inscrição no vestibular, é prudente ter a certeza de que o curso corresponde as suas expectativas. Por conta disso, preparamos este post para apresentar a você algumas das principais características do curso de Publicidade e Propaganda.

Como é a graduação em Publicidade e Propaganda?

Uma das mais tradicionais carreiras da área de Comunicação Social, a graduação em Publicidade e Propaganda é oferecida na modalidade bacharelado, normalmente em oito semestres (quatro anos).

Além da sala de aula, os estudantes participam de diversas atividades práticas nos laboratórios de rádio e TV, e em outros ambientes que simulam o funcionamento de uma agência ou de uma empresa que mantém um departamento de marketing.

Embora desejável, a prática de estágio não é obrigatória para os alunos da faculdade de Publicidade, diferentemente do que acontece aqui na Unileste. A flexibilidade, porém, não se aplica ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), cuja entrega é obrigatória.

O que você aprende na faculdade de Publicidade?

Na faculdade de Publicidade, o estudante é preparado para atuar em todas as fases de uma campanha publicitária, do planejamento à escolha das mídias mais apropriadas para veiculação. Também é sua responsabilidade a manutenção da imagem positiva de uma marca.

Alinhada a essas exigências, a grade curricular se destaca pela versatilidade dos conteúdos. A seguir, faremos um breve descritivo de algumas das principais disciplinas:

Introdução a Comunicação

Logo no início do curso, são apresentados aos graduandos os principais conceitos e definições da área de comunicação, destacando, por exemplo, o que é Publicidade. Além disso, o aluno recebe orientações gerais sobre as práticas jornalísticas e de outros profissionais do setor.

Comunicação Visual

Aqui, o graduando recebe uma noção geral dos elementos que compõem a linguagem visual, como o estudo de cores, formas e suas aplicações práticas na atividade publicitária, da qual faz parte a criação de logotipos, embalagens e outras peças.

Produção de Rádio, TV e Cinema

Nessa disciplina, o foco é o aprendizado sobre as diferentes etapas de execução de um produto audiovisual, da concepção a realização. Assim, será possível conhecer os principais movimentos de câmera, receber noções de continuidade, assim como a aplicação de efeitos e elaboração de roteiros.

Psicologia Social

Como um dos principais objetivos do publicitário é influenciar o comportamento do consumidor, despertando nele o desejo pela aquisição de determinado produto ou serviço, é fundamental que ele conheça e aplique alguns dos principais fundamentos da psicologia para que as reações das pessoas estejam alinhadas às suas expectativas.

Depois de conhecer melhor algumas disciplinas, você se empolgou com a faculdade de Publicidade? Se ainda quiser saber mais sobre este curso, baixe o e-book que a equipe da Unileste preparou!