leia

Conheça as doenças dentárias mais comuns

Por Beatriz Carvalho

Você sempre sonhou em ser dentista, adora a carreira, se dedica aos estudos buscando ser uma referência no mercado. Parabéns, você está no caminho certo. Para dar aquela força, listamos abaixo as doenças dentárias mais comuns. E lembramos que a especialização é um caminho para o sucesso na área. Se algum desses problemas em particular chamar a sua atenção, pode ser o caso de pensar em se dedicar com exclusividade, quem sabe? Confira a seguir:

Cárie. A mais básica e a mais conhecida de todas, a cárie se origina dos ácidos liberados no processo de metabolização dos açúcares consumidos. Os ácidos corroem o esmalte. Se não for tratada, a cárie pode até destruir os dentes. Sem falar na dor que essa doença provoca. Para prevenir, nada funciona melhor do que o básico: caprichar na escovação e usar fio dental.

Placa bacteriana. Muito comum também, a placa bacteriana consiste na formação de uma película ao redor dos dentes, da gengiva e da língua. Isso se dá pelo acúmulo de bactérias e restos de alimentos nos vãos entre dentes e gengiva. A partir da placa podem surgir cáries, mau hálito e infecções. Prevenção: de novo o combo escovação e uso do fio dental.

Gengivite. Estamos falando aqui de inflamação da gengiva. E isso se dá por conta da placa bacteriana, com restos de alimentos sobre os tecidos dessa área da boca. Quem sofre com esse problema tem que lidar com inchaço, vermelhidão e sangramento. Também pode provocar mau hálito. O que fazer para evitar? Escove bem os dentes, use fio dental. O básico, mais uma vez.

Periodontite. Outro incômodo que vem quando não cuidamos da gengivite. E que compromete todos os tecidos e fibras que sustentam a dentição. Pode levar até à queda dos dentes. O que fazer você já sabe: cuide bem da sua higiene bucal.

Afta. Conhecidas erupções que aparecem na boca por uma falha no sistema imunológico. Ocorrem principalmente quando estamos estressados, cansados ou ingerimos alimentos muito ácidos.

Para saber mais sobre saúde bucal e sobre o nosso curso de Odontologia, basta acessar as nossas redes sociais e o nosso site. Também preparamos um vídeo especial.

 

 

 

Tags:

Tags: Odontologia

Receba os melhores conteúdos no seu e-mail!