Educação Física: conheça o mercado de trabalho e a média de salário para iniciantes

O mercado de trabalho para o profissional de educação física é bastante amplo. Diferente do que muitos pensam, não é necessário ser atleta para atuar na área. Na verdade, as características mais importantes são gostar de lidar com pessoas e querer proporcionar-lhes bem-estar.

Caso você se encaixe neste perfil, existem duas modalidades de curso disponíveis nas universidades: a licenciatura, para os que desejam dar aulas nas escolas do ensino fundamental e médio, e o bacharelado, para os que pretendem atuar nas outras áreas do mercado de trabalho.

Campos de atuação

O bacharel em educação física conta com uma série de possibilidades para desenvolver sua carreira. O salário inicial varia entre R$ 1.000 e R$ 2.000, dependendo do campo de atuação escolhido e do local. Profissionais que dão aulas em academias próximas aos grandes centros urbanos, por exemplo, ganham mais.

Tem dúvidas sobre a área em que irá se especializar? Nós te ajudamos.

Academias

O profissional de educação física que atua neste mercado trabalha como treinador em diversas modalidades, como musculação e ginástica, ajudando seus alunos a praticar exercícios corretamente.

Ele está habilitado a dar aulas de natação, dança, boxe, spinning, entre outras. Algumas academias exigem que o profissional faça cursos exclusivos para que ele possa atuar como treinador, como o crossfit.

Clubes

Nos clubes, o educador físico pode dar aulas de diferentes esportes, como basquete, natação, vôlei, tênis e futebol. Para uma carreira como treinador em um clube, o ideal é iniciar já com um estágio na área.

Empresas

O mercado de trabalho em empresas costuma ser relacionado à ginástica laboral. Ramo não muito popular entre os alunos de educação física, nem reconhecido entre eles, possui uma grande oferta de vagas.

Hotéis, spas e empresas de turismo

Aqui o profissional é contratado para trabalhar na área de recreação ou no turismo de aventura, para acompanhar os turistas na prática de esportes radicais como o montanhismo. Em geral, as vagas estão disponíveis em cidades e locais turísticos, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país.

Pesquisa

Na área acadêmica, o educador físico conduz pesquisas sobre diversos temas relacionados ao esporte e à saúde física. A maior parte deles desenvolve estudos nas universidades. Gostar de estudar é fundamental para quem almeja seguir esta carreira e o ingresso é feito por meio de concurso público.

Personal trainer

Este profissional trabalha de forma autônoma, sem vínculo com academias, oferecendo atendimento particular. Neste caso, deve conhecer bem o funcionamento do seu mercado de atuação, além de ter entendimento sobre questões gerenciais, como valor de hora aula, divulgação e outros.

Tem paixão pela Educação física e quer atuar neste mercado? Já sabe em qual ramo? Conte-nos!

Tags: Educação Física