leia

O que é Enfermagem em estomaterapia?

Por Beatriz Carvalho

Você, vestibulando da área de saúde, já ouviu falar em estomaterapia? É uma área muito importante no ramo de Enfermagem, que exige especialização e garante grandes oportunidades para os enfermeiros em hospitais públicos e privados.

Neste artigo vamos explicar o que é Enfermagem em estomaterapia e o que fazer para se tornar um profissional desta área. Acompanhe!

Entendendo a estomaterapia 

Com prática instituída desde os anos 1990 no Brasil, a estomaterapia é uma especialidade exclusiva do enfermeiro. O profissional é responsável por prevenir a perda da integridade da pele, realizar tratamentos avançados em pessoas com feridas, reabilitar os pacientes que possuem estomias e incontinências (tanto urinária quanto anal) e realizar os cuidados exigidos com fístulas, cateteres, drenos e tubos.

O profissional pode atuar tanto no pós quanto no pré-operatório e, inclusive, assumir papéis importantes junto ao corpo médico durante cirurgias.

Para isso, o enfermeiro precisa ser pós-graduado em estomaterapia e ser reconhecido como Enfermeiro Estomaterapeuta pela SOBEST (Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências), entidade multidisciplinar vinculada à Comissão de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem.

Já o TiSOBEST é um título conquistado por meio de concurso público e concedido pela SOBEST. Tal titulação oferece ao enfermeiro estomaterapeuta a oportunidade de receber um "selo" que ateste a qualidade de seu trabalho, garantindo reconhecimento na profissão.

Como se tornar um enfermeiro estomaterapeuta?

O primeiro passo é buscar um curso em Enfermagem de qualidade, e desenvolver o máximo de habilidades que se assemelhem à atuação do estomaterapeuta. Após a formação, o profissional deve procurar um curso de especialização em Enfermagem Estomaterapia reconhecido pelo MEC, pela SOBEST e credenciado pelo World Council of Enterestomal Therapists (WCET). 

O caminho pode parecer longo, mas é com a certeza de se tornar um excelente profissional capaz de salvar vidas e curar pessoas que esta profissão deve ser perseguida.

E aí, vai encarar a ideia de especializar-se e tornar-se um enfermeiro estomaterapeuta depois da graduação em Enfermagem? Conte pra gente sobre as suas expectativas.

 

Tags:

Tags: Enfermagem

Receba os melhores conteúdos no seu e-mail!