O que é Enfermagem Forense e qual é a sua importância?

Você acha que sua missão de vida é se dedicar a uma atividade que envolva o cuidado com o próximo, mas ao mesmo tempo tem atração pelas questões da justiça, especialmente aquelas que envolvem a resolução de crimes? Você precisa saber mais sobre a Enfermagem Forense, pois talvez essa seja a carreira ideal para você.

Vamos primeiro entender do que se trata. Enfermagem Forense é a fusão entre as atividades da Enfermagem e as questões judiciais. O profissional especializado nessa área trabalha onde haja pessoas em situações de violência, podendo se encarregar do cuidado das vítimas sobreviventes ou fazendo a investigação clínica das mortes, usando seus conhecimentos para ajudar a reconstituir com precisão e segurança o que aconteceu na cena do crime.

A carreira de enfermeiro forense surgiu nos Estados Unidos, na década de 90, e logo expandiu-se para outros países. No Brasil, a profissão foi reconhecida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e regulamentada em 2017 pela Resolução Cofen Nº 556/2017.

Possibilidades na Enfermagem Forense

Enfermagem Forense é uma das inúmeras opções de atuação profissional a partir da graduação em Enfermagem. É preciso ter perfil para ser enfermeiro, e depois optar por um curso de especialização.

Tudo o que você precisa saber sobre a carreira de Enfermagem e sobre o curso da Unileste está neste e-book! Baixe-o agora e veja se essa é a profissão certa para você!

Vale ressaltar que o ambiente de trabalho de quem opta pela Enfermagem Forense é diferente da Enfermagem Hospitalar. Nesse segundo caso, o profissional está totalmente inserido no contexto do hospital e sua rotina gira em torno das atividades necessárias para o bom funcionamento da instituição de saúde.

Na Enfermagem Forense, o dia a dia tem outra dinâmica e está bastante associado ao cotidiano dos profissionais da justiça e segurança pública, sendo as cenas do crime o principal ambiente de trabalho. Há também a possibilidade de atuação na área de prevenção, com a educação de crianças e adolescentes nas escolas, instituições religiosas ou centros comunitários, falando de violência física, emocional, moral e sexual. Nesse trabalho de prevenção, é importante reconhecer possíveis vítimas e buscar maneiras de orientá-las e protegê-las.

Os crescentes indicadores de violência doméstica, contra a mulher, contra idosos e contra crianças abrem um campo de trabalho para o Enfermeiro Forense, especialmente no âmbito da prevenção.

Como se tornar um enfermeiro forense

Bem, para seguir na carreira de enfermeiro forense, primeiro é preciso completar a graduação na área de Enfermagem. O Unileste oferece um dos melhores cursos de Enfermagem da região que desenvolve os conhecimentos de seus alunos, ao mesmo tempo que os prepara para os desafios práticas da profissão.

Para saber tudo sobre o curso e dar o primeiro passo em direção ao futuro dos seus sonhos, clique aqui.

Tags: Enfermagem