Como funciona a graduação nas áreas de engenharia?

A aptidão para as áreas de ciências exatas é um dos requisitos que os engenheiros precisam ter para exercer sua profissão. Além disso, saber como funciona a graduação nas áreas de engenharia é importante para que você possa tomar uma decisão acertada com relação a sua futura profissão.

Mas o que é engenharia? É um campo do saber que possui muitas ramificações. O profissional desta área materializa ideias, aperfeiçoa processos, inventa novos produtos ou soluciona problemas. Com mais de 30 tipos diferentes, seu mercado de trabalho está sempre em expansão e conta com a criação de novas modalidades, como a engenharia ambiental, por exemplo.

Levando esses dados em conta, é possível escolher qual tipo de engenheiro você quer ser - se é o que transforma matéria prima em produtos para consumo humano ou aquele que faz estudo de manejo sustentável de recursos naturais.

Graduação

Em média, a graduação em engenharia tem duração de 5 anos e costuma exigir muita dedicação dos alunos. Com um currículo multidisciplinar, tem como meta auxiliar no desenvolvimento de um profissional capacitado e preparado para os desafios que o futuro reserva, seja no mundo corporativo ou acadêmico. São dois ciclos: o básico e o de formação específica.

Ciclo básico - Compreende os dois primeiros anos e a grade curricular é composta por matérias comuns a quase todos os tipos de engenharia. Entre elas estão computação, álgebra, cálculo linear, cálculo numérico, cálculo diferencial e integral, probabilidade e estatística, física, física experimental, mecânica, introdução à engenharia e sistemas projetivos.

Formação específica - A partir do terceiro ano do curso, o aluno terá contato com as matérias específicas da área de formação escolhida. No caso da engenharia ambiental, por exemplo, são matérias como química, ciências ambientais, geologia, impacto e monitoramento ambiental, hidráulica, topografia, saúde ambiental e segurança do trabalho.

A graduação nas áreas de engenharia possui alta carga horária de atividades e projetos extracurriculares e costuma estimular os alunos a participarem para complementar adequadamente seus estudos.

A faculdade só será concluída após a realização de um estágio supervisionado e um Trabalho de Conclusão de Curso, o TCC.

Você tem alguma dúvida sobre como funciona a graduação nas áreas de engenharia? Conte-nos!

Tags: , , , , ,

Tags: Engenharia Civil, engenharia ambiental e sanitária, Engenharia de Produção, Engenharia elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica